segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Ampliada faixa etária para vacinação contra Hepatite B

 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A faixa etária para vacinação contra a Hepatite B foi ampliada, este ano, para pessoas de 14 a 29 anos. Até o ano passado, a idade máxima era 24 anos. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de pessoas beenficiadas em todo o País vai crescer 163%. A estimativa é de que cerca de 83,2 milhões de doses sejam fornecidas. Em Pernambuco, com a ampliação da faixa etária, serão beneficiadas mais de 712 mil pessoas, o que corresponde a 280 mil vacinações a mais do que em relação a 2011.

A vacina contra a Hepatite B já pode ser encontrada em todos os 160 postos de saúde do Recife. Diferente de outras imunizações, esta não apresenta reação adversa. Para ficar livre da doença, a pessoa deve tomar três doses, sendo a segunda um mês após a primeira, enquanto que a terceira deve ser aplicada seis meses após a primeira dose.

As doses ainda são fornecidas para grupos mais vulneráveis da população, independente da faixa etária, como gestantes, manicures, pedicures, podólogos, caminhoneiros, bombeiros, policiais civis, militares e rodoviários, doadores de sangue e coletores de lixo domiciliar e hospitalar. De acordo com critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), a freqüência de casos encontrados da Hepatite B, no Brasil, já pode ser considerada baixa. No Recife, por exemplo, apenas 39 casos da doença foram confirmados no ano passado. A maioria está na faixa etária entre 20 e 34 anos.

A DOENÇA - A Hepatite B é uma infecção no fígado, que às vezes não apresenta sintomas, podendo tornar-se uma doença crônica. Em geral, apenas 30% dos infectados pelo vírus apresentam sintomas. A transmissão da doença ocorre por relação sexual desprotegida, acidentes com exposição a material biológico, procedimentos cirúrgicos odontológicos e de hemodiálise onde não forem aplicadas as normas adequadas de biossegurança. Outras formas decontágio são o compartilhamento de objetos contaminados, como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dente, materiais para colocação de piercing e tatuagens, alicates de unha e instrumentos para uso de drogas.

 Postado por Hozana Araújo
Fonte/JC
Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...