quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Hospital Barão de Lucena celebra seus 54 anos

Comemoração reuniu gestores, servidores e colaboradores da unidade

Servidores, colaboradores, usuários e gestores celebraram, na manhã desta quarta-feira (18/01), os 54 anos do Hospital Barão de Lucena (HBL), localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. Atividades culturais, como recital de poesia e apresentações musicais, marcaram o aniversário da unidade de saúde, referência estadual em atendimento materno-infantil de alta complexidade. O evento reuniu cerca de 300 pessoas no térreo do hospital.
“Temos no HBL grandes talentos. São pessoas anônimas que se prontificaram em participar dessas ocasiões especiais. É muito gratificante ver que muitos têm o interesse de contribuir com nossa unidade de saúde, que completa hoje 54 anos de serviços prestados à população pernambucana. São datas que não podem passar em branco. Posso dizer que foi uma festa participativa”, ressaltou a diretora da unidade, Cláudia Miranda.
Durante a celebração, houve a entrega das chaves da nova sala do conselho gestor do hospital, eleito em outubro de 2010 e reeleito para o próximo biênio. De acordo com o coordenador Jorge Gomes, o conselho é composto por 24 pessoas, entre trabalhadores de saúde, gestores e usuários. “As apresentações foram muito bonitas e emocionantes. O bolo também estava uma delícia”, comentou a usuária Maria Fernanda Albuquerque, 62 anos.  
 HISTÓRICO – O Hospital Barão de Lucena (HBL) foi inaugurado no dia 18 de janeiro de 1958, pelo então presidente da República Jucelino Kubitschek. A unidade, localizada na Avenida Caxangá, recebeu o nome em homenagem ao eminente magistrado Henrique Pereira de Lucena. Na época, a administração era da Sociedade Beneficente e Hospitalar das Usinas de Açúcar, que transferiu a gestão para o Instituto Nacional e Previdência Social (INPS) após um declínio funcional e financeiro, entre 1968 e 1973.
O próprio INPS reconheceu a qualidade do atendimento da unidade, em 1974, por conta das modernas instalações e excelente corpo clínico, e, em 1983, foi a vez do Instituto de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps) eleger a unidade como hospital modelo. Em 1992, o HBL passou a ser gerenciado pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...