terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ceatox capacita médicos e enfermeiros do Recife

Atividade começará por profissionais das policlínicas

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE) capacitará médicos e enfermeiros para o atendimento correto dos pacientes em caso de intoxicação exógenas e acidentes por animais peçonhentos. O trabalho começa nesta terça-feira (31/01), por profissionais das policlínicas do Recife. As atividades serão realizadas nos auditórios do Hospital Geral de Areias e das policlínicas Ermírio de Morais e Lessa de Andrade, sempre a partir das 16h. A capacitação, para 240 pessoas, segue até a sexta-feira (02/02).

“Nosso objetivo é atender toda a rede especializada. Em um segundo momento, vamos trabalhar com os médicos e enfermeiros do Programa Saúde da Família. Isso é muito importante para que eles possam fazer o atendimento nessa área, sem precisar referenciar para outra unidade ou hospital”, frisa a coordenadora do Ceatox, Lucienide Porto. Ela ainda avisa que após Recife, que agrega a maior parte dos casos, a previsão é expandir a capacitação para o interior do Estado.

“Estamos trabalhando no novo modelo de assistência adotado pela Secretaria Estadual de Saúde, que é a descentralização do atendimento”, lembra Lucineide. Entre 2009 e 2011, o Ceatox realizou 7.730 atendimentos, a maioria por causa de picada de escorpião (2.503), uso de medicamentos (1.754) ou ingestão de agrotóxico, principalmente o popularmente conhecido como chumbinho (923). Nas estatísticas de óbito, 107 nos últimos três anos, 87 foram provocados pelo chumbinho, enquanto 5 foram por medicamentos e 4 por arsênio. Só três óbitos foram decorrentes de acidentes com escorpião.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...