sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Farmacêuticos discutem ações da área

Fórum foi realizado no dia em comemoração aos profissionais

No Dia do Farmacêutico, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) reuniu estudantes e especialistas da área para discutir a profissão. O Fórum, realizado nesta sexta-feira (20/01), no auditório do Hospital da Restauração (HR), abordou questões como os avanços tecnológicos e a ampliação das atividades do farmacêutico dentro do setor público. “A Farmácia tem trabalhado em conjunto com outros setores para tratar do controle de qualidade e das ações em parceria com a Vigilância em Saúde. Há, também, a conversa constante com os municípios para manter a rede sempre funcionando”, destacou o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, que participou da mesa de abertura.
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inovação Terapêutica, da UFPE, Suely Lins, foi a primeira palestrante do dia, explicando sobre a necessidade dos profissionais continuarem buscando especialização na área. “Não terminamos a graduação prontos. É preciso buscar novos conhecimentos sobre as inovações e tecnologias para aplicar nos serviços, tanto na atenção à saúde quanto no uso racional de medicamentos e também no complexo industrial”, ressaltou. Ela ainda colocou os novos kits de diagnósticos e equipamentos, como softwares, como avanços que têm melhorado o trabalho prestado pelos farmacêuticos.
SES – No âmbito do Estado, o superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea, explicou que 2012 será um ano para se aproximar dos municípios e apoiá-los na organização da rede farmacêutica. Para isso, todos receberão um questionário para informar a situação da área e, em seguida, a Superintendência auxiliará com orientação para melhorar a estrutura física e o suporte logístico. Por ano, o Estado investe cerca de R$ 20 milhões em medicamentos e na compra de glicosímetros e fitas reagentes, beneficiando os pacientes diabéticos.
FISCALIZAÇÃO – Entre as ações da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF), Arimatea ainda destaca o controle de qualidade dos medicamentos, feito em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). “A Apevisa colhe amostra dos remédios e o Lacen testa a qualidade. Quando há problemas, o produto é recolhido e a empresa responsável é acionada para se posicionar, fazer troca ou até mesmo restituir o Estado”, pondera o superintendente.
TABAGISMO – A partir deste ano, a entrega dos medicamentos de tabagismo deixa de ser feitas pela coordenação do setor, lotado na sede da SES, e passa para a Superintendência de Assistência Farmacêutica, que ficará responsável pelos encaminhamentos aos municípios. “O medicamento não faz o fumante parar, mas auxilia o paciente a controlar alguns sintomas da síndrome quando a pessoa já deixou o cigarro”, explica a coordenadora de Tabagismo da SES, Graça Maciel.

Fonte/SES
Postado por Hozana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...