quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Farmácia ajudará cidades a estruturar serviços

No Dia do Farmacêutico, SES discute qualidade dos medicamentos

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, nesta sexta-feira (20/01), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, no auditório do Hospital da Restauração (HR), o fórum Profissional Farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o evento, serão discutidos os desafios para qualificação dos profissionais e o programa de monitoramento da qualidade dos medicamentos do SUS. Além disso, será apresentado o plano de ação da Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) para 2012 e o novo formato de entrega dos medicamentos contra o tabagismo, que, a partir de agora, integrará as atividades da pasta.
Os interessados em participar do fórum, para 140 pessoas, devem enviar e-mail para neaf.saf@gmail.com, informando o nome completo, profissão e local de trabalho. Essa inscrição deve ser feita até esta quarta-feira (18/01).
FÓRUM – O superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea, explica que, em 2012, a pasta dará destaque às ações em parceria com a Atenção Primária, de responsabilidade dos municípios. “Iniciamos um novo ciclo nesse seguimento. Isso tem como objetivo apoiar os gestores municipais na qualificação dos serviços municipais de assistência farmacêutica para garantia do acesso contínuo, racional e humanizado aos medicamentos e insumos”, explica o superintendente.
Segundo Arimatea, todos os municípios serão contactados para preencher um questionário sobre a atual situação da assistência farmacêutica. O material será analisado e, posteriormente, a SAF auxiliará com orientação para melhorar a estrutura física e o suporte logístico. Por ano, o Estado investe cerca de R$ 20 milhões em medicamentos e na compra de glicosímetros e fitas reagentes, beneficiando os pacientes diabéticos.
FISCALIZAÇÃO – Entre as ações da SAF, Arimatea ainda destaca o controle de qualidade dos medicamentos, feito em parceria com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) e o Laboratório Central de Pernambuco (Lacen-PE). “A Apevisa colhe amostra dos remédios e o Lacen testa a qualidade. Quando há problemas, o produto é recolhido e a empresa responsável é acionada para se posicionar, fazer troca ou até mesmo restituir o Estado”, pondera o superintendente.
TABAGISMO – A partir deste ano, a entrega dos medicamentos de tabagismo deixa de ser feitas pela coordenação do setor, lotado na sede da SES, e passa para a Superintendência de Assistência Farmacêutica, que ficará responsável pelos encaminhamentos aos municípios. “O medicamento não faz o fumante parar, mas auxilia o paciente a controlar alguns sintomas da síndrome quando a pessoa já deixou o cigarro”, explica a coordenadora de Tabagismo da SES, Graça Maciel.
SAF – Em 2011, foram investidos mais de R$ 110 milhões na Assistência Farmacêutica do Estado. A maior parte dos investimentos é para o Programa de Medicamentos Excepcionais, que beneficia pacientes de média e alta complexidade com doenças raras ou cujo tratamento é de alto custo. Atualmente, 30,5 mil pacientes são beneficiados com a iniciativa.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...