terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hospital Português fará cirurgia vascular pelo SUS

A cada mês, 600 pacientes do HR e Getúlio serão atendidos na unidade filantrópica


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) está firmando um convênio com o Real Hospital Português (RHP), que passará a receber, por mês, 600 pacientes encaminhados pelos hospitais da Restauração (HR) e Getúlio Vargas (HGV) para atendimento na especialidade de cirurgia vascular. A parceria foi oficializada nesta terça-feira (31/01), às 11h, no RHP, na Ilha do Leite, entre o secretário Antonio Carlos Figueira e o provedor Alberto Ferreira da Costa.
“O HR e o Getúlio são nossas maiores referência em cirurgia vascular e possuem uma grande demanda nessa especialidade. A ideia é que esses hospitais atendam os casos de urgência e depois os referenciem para o Hospital Português, onde terão acesso a todo o tratamento durante a internação, incluindo exames de apoio ao diagnóstico, medicação e cirurgia. Além de possibilitar tratamento com qualidade e conforto a esses pacientes, estamos liberando 600 vagas nas duas maiores emergências do Estado para a realização de novos procedimentos de urgência”, explica Figueira.
O perfil dos pacientes que irão para o serviço são os que desenvolveram doenças vasculares como isquemia crítica e trombose venosa profunda, comuns em pacientes idosos, especialmente os diabéticos. O tempo médio de internação desses pacientes no HR e HGV é de dez dias. Para receber a demanda, o Português está disponibilizando ao SUS 24 leitos, sendo 16 cirúrgicos e oito para internação. Por mês, o serviço terá uma produção de 600 consultas especializadas de urgência, 510 exames de ultra-sonografia com Doppler colorido e 300 arteriografias de membro. Também serão realizadas, por ano, mil cirurgias vasculares. Todos os procedimentos serão pagos com os valores da tabela SUS. 
POLÍTICA DE PARCERIAS – Desde o ano passado, o Estado iniciou uma política de ampliação das parcerias com hospitais filantrópicos e privados, que passaram a servir de retaguarda para as grandes emergências estaduais, ajudando a desafogar a demanda. No último dia 20, o Hospital Evangélico passou ser extensão do Agamenon Magalhães, ao reservar 40 leitos para pacientes crônicos. Em 2011, foram firmados quatro convênios para expandir a rede de assistência em traumatologia e neurologia do Estado, por meio dos hospitais Santo Amaro (retaguarda para o Getúlio Vargas), Imip (recebendo pacientes de neurologia do HR), Armindo Moura (para pacientes do HR que necessitam de cirurgias ortopédicas de média complexidade) e Jesus Pequenino (com 30 leitos destinados aos doentes encaminhados pelo Regional do Agreste, em Caruaru).

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...