terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Lei Seca aplica 2.537 testes de alcoolemia no final de semana

Sete motoristas apresentaram teor alcoólico acima do permitido pela lei

Durante o final de semana de Ano Novo (30 e 31 de dezembro de 2011 e 1º de janeiro de 2012), a Operação Lei Seca abordou um total de 2.516 veículos, que significou, a cada dia, pouco mais 140 carros por cada blitz. Ao todo, 144 motoristas foram multados, devido às irregularidades encontradas.
No mesmo período, foram realizados 2.537 testes de alcoolemia, entre motoristas e condutores que foram ao local retirar os veículos. Desse total, 16 apresentaram até 0,33 grama de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada de condutores aptos. Outros 7 motoristas apresentaram teor alcoólico acima do permitido pela lei. Todos foram autuados e encaminhados para a delegacia.
Durante as blitzes, 74 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Todos tiveram a carteira apreendida e aplicação de multa. O veículo só foi liberado após a apresentação de um condutor habilitado, que teve que se submeter ao teste.
“O saldo da operação, não só no final de semana como em todo o primeiro mês de funcionamento, tem sido muito positivo. Observamos o total apoio da população nas barreiras, a redução do número de pessoas embriagadas ao volante e o aumento dos carros conduzidos pelo amigo da vez. Isso é resultado da eficiência e transparência dos procedimentos, com a integração entre SES, PM e Detran, e também de uma política que visa salvar vidas e evitar acidentes ”, analisa o coordenador-executivo do programa, major André Cavalcanti.
PRIMEIRO MÊS – Desde que teve início, no dia 1° de dezembro, a Operação Lei Seca abordou um total de 21.297 veículos. Devido às irregularidades encontradas, 1.589 motoristas foram multados durantes as blitzes.
No mesmo período, foram realizados 21.544 testes de alcoolemia, entre motoristas e condutores que foram ao local retirar os veículos. Desse total, 172 apresentaram até 0,33 grama de álcool por litro de sangue, tiveram a carteira recolhida, foram multados e liberados após a chegada de condutores aptos. Outros 60 motoristas apresentaram teor alcoólico acima do permitido pela lei. Todos foram autuados e encaminhados para a delegacia.
Durante as blitzes, 729 condutores se recusaram a fazer o teste do bafômetro. Todos tiveram a carteira apreendida e aplicação de multa. O veículo só foi liberado após a apresentação de um condutor habilitado, que teve que se submeter ao teste.

Postado por Hozana Araújo
Fonte /SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...