terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SES quer reduzir acidentes no Interior

Ação inclui Operação Lei Seca e os Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Motos

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) inicia uma força-tarefa para reduzir o número de acidentes por veículos de transporte terrestre no Interior do Estado. As primeiras medidas adotadas para a regionalização da política estadual chegam através dos bloqueios da Operação Lei Seca e da implementação dos Comitês Regionais de Prevenção aos Acidentes de Motos através das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres).
Nesta sexta-feira (27/01), o secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, anunciou, durante lançamento do Comitê Regional para os municípios que compõem a IX Geres (Sertão do Araripe, mais a cidade de Parnamirim), que até o final de março, os comitês de prevenção devem ser instalados em todas as gerências regionais, beneficiando as 185 cidades de Pernambuco com ações de fiscalização e educação.
“O objetivo é ampliar a política de prevenção aos acidentes de motos para todo o Estado, descentralizar as ações das blitzes e compilar informações relativas ao trânsito local, capacidade e estrutura da rede hospitalar, além de índices de mortalidade por acidente, em cada uma das cidades. Com isso, poderemos, em conjunto com cada município, realizar ações específicas para reduzir esses indicadores”, pontuou o secretário, que ressaltou a importância do envolvimento da população nas ações.
Durante o lançamento do programa, que aconteceu na sede da IX Geres, em Ouricuri, foi apresentado um projeto de georeferenciamento para 64 quilômetros da BR-316, trecho que liga Ouricuri ao município de Araripina.
“O processo permite, via GPS, mapear os pontos onde aconteceram os piores acidentes em 2011. Depois, iremos repercutir os números para ver que medidas poderão ser adotadas nessas áreas que merecem mais atenção”, pontuou o coordenador-executivo do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos, João Veiga. Segundo ele, os comitês regionais serão coordenados pelos gerentes das Geres.
Em 2010, os 11 municípios que formam a IX Geres somaram 62 óbitos por acidente de moto, o que representa 80% das mortes por acidentes de transporte terrestre na região. Esta é a segunda Geres a receber o comitê. A III Geres, com sede em Palmares, já implementou o projeto em dezembro do ano passado. A região registrou 56 mortes em 2010.
Operação Lei Seca – O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, acompanhou na noite dessa quinta-feira (26/01), no município de Araripina, bloqueios realizados pela Operação Lei Seca, que atua desde a última sexta-feira (20/01) na região. A cidade registra quatro acidentes de motos por dia.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...