quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Operação Lei Seca chega ao Interior do Estado

Municípios do Sertão do Araripe serão os primeiros a receber as blitzes


A Operação Lei Seca, sob coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), estende, a partir desta sexta-feira (20/01), suas ações ao Interior do Estado. Os municípios de Trindade, Ouricuri e Araripina, localizados no Sertão do Araripe, serão os primeiros a receber as blitzes, que obedecem ao mesmo formato dos bloqueios realizados na Região Metropolitana do Recife (RMR). As barreiras serão instaladas entre os dias 20 e 30 de janeiro, com dois pontos simultâneos de fiscalização, que funcionarão em esquema de rodízio em cada um das cidades. No dia 27, o secretário Antonio Carlos Figueira estará no Araripe, acompanhando as operações.
“Esta ação será o nosso projeto piloto para a interiorização da Lei Seca no Estado. Os três municípios possuem os maiores índices de acidentes de transporte terrestre daquela região. Vamos aproveitar esses dias, quando acontecem os festejos de São Sebastião, padroeiro da cidade de Ouricuri, para realizar a Operação e tentar evitar a fatal mistura entre álcool e direção”, diz Figueira. A partir dessa experiência, será avaliada a extensão da medida para outras cidades do Interior.
A expectativa é realizar uma média de 20 operações nos três municípios, durante os 11 dias de ação. Três profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES), quatro agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e quatro policiais militares estarão envolvidos durante as abordagens aos veículos e motos.
“Nossa meta é reduzir o número de mortos e feridos por consequência dos acidentes de trânsito. Esperamos que essas medidas, educativas e punitivas, possam ter um reflexo positivo, assim como aconteceu na Região Metropolitana, onde percebemos uma redução no número de acidentes”, pontua o major André Cavalcanti, coordenador-executivo da operação. Em 2010, as cidades de Trindade, Ouricuri e Araripina somaram 43 óbitos por acidente de moto, que representa 80% das mortes por acidentes de transporte terrestre.
Desde o início da Operação Lei Seca, em 1º de dezembro, 33.011 motoristas foram abordados em blitzes e 2.488 deles foram multados por diversos tipos de infração. No mesmo período, 33.023 testes de alcoolemia foram realizados e 84 condutores autuados em flagrante por apresentarem consumo de álcool acima do limite estabelecido pela Lei.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...