segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fiocruz e Sanar: Paudalho recebe expedição

Município é o primeiro a receber a comitiva no País

O município de Paudalho, na Zona da Mata Norte, uma das cidades prioritárias do projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES) – recebe, desta segunda (23/01) a sexta-feira (27/01), a primeira expedição realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a SES e o Espaço Ciência.
A escolha da cidade para receber a primeira expedição realizada no País, sob o tema “Ciência, educação e cultura para a saúde e a superação da pobreza”, foi justificada por estar entre as cidades prioritárias do programa para o enfrentamento de três doenças negligenciadas: esquistossomose, helmintose e tuberculose. A SES registrou em 2011, no município de Paudalho, 355 casos de helmintíase, 130 de esquistossomose e 23 casos de tuberculose.
A expedição contempla atividades culturais, curso de férias, fórum de integração, mostras de vídeos, exposições, jogos e brincadeiras. As atividades acontecerão no Colégio Estadual Confederação do Equador e Escola Municipal de Paudalho. A partir dessa experiência, será discutida a implantação do projeto em outras cidades do País.  Durante a expedição, o Programa Sanar promove as Noites do Cordel e dos Violeiros, que acontecem todos os dias, das 19h às 22h, e serão dedicadas à apresentação de cordelistas e músicos.
“Os artistas irão recitar versos sobre como prevenir e tratar as doenças negligenciadas de maior incidência no município, esquistossomose, helmintoses e tuberculose, e compor canções envolvendo o tema. Queremos promover esse debate de forma lúdica”, pontua o coordenador do Programa Sanar, Alexandre Menezes.
O curso de férias “Saúde é o que interessa, doença é que não presta”, promovido pelo Espaço Ciência para professores da educação básica, alunos do 8º e 9º ano e agentes de saúde, acontece no Colégio Estadual Confederação do Equador, a partir das 8h, com aula inaugural da diretora do Instituto Oswaldo Cruz do Rio de Janeiro, Tânia Araújo. Em seguida, disserta o diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão, que abre as oficinas. Já a assessora técnica do Programa Sanar, Ana Virgínia Matos, aborda “Como fazer uma notificação de qualidade”. O objetivo é esclarecer a importância das notificações e a forma correta de realizá-las.
EXPEDIÇÃO – As ações comemoram o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz aos sertões do Brasil (1911 a 1913) e se inserem no projeto “Saúde, Ciência e Educação contra a miséria”, do Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal.

Postado por Hozana Araújo
Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...