segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eleições do COREN podem ser anuladas!

Realizadas no último domingo, dia 11, as eleições para o Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco- COREN-PE foram marcadas pelo tumulto e confusão em vários locais de votação. Por conta disso, o resultado do pleito ainda não foi homologado e existe a possibilidade de ser marcada uma nova votação.
Para se ter uma ideia, dos mais de 7 mil enfermeiros aptos a votar, apenas pouco mais de três mil puderam ir às urnas. Já entre os técnicos e auxiliares de enfermagem, que somam cerca de 45 mil profissionais, somente 2.385 tiveram seus votos computados. Um relatório conclusivo redigido pela Comissão Eleitoral será enviado ao Conselho Federal de Enfermagem- COFEN, considerando, por estes motivos, que a proclamação da chapa com mais votos está "sobrestada", ou seja, suspensa.
"Não estamos nem questionando os resultados obtidos até agora. O que queremos é justiça em respeito a todos aqueles profissionais que não puderam exercer o seu direito ao voto", diz a presidente do Coren-PE e candidata à reeleição pela Chapa 1, Célia Arribas.
De acordo com ela, o Conselho Federal errou ao instituir a resolução nº 355/2009 que trata do processo eleitoral dos regionais. Essa é a primeira eleição regida por esta resolução. O Conselho Federal também não haveria viabilizado a infraestrutura e contratação de pessoal para trabalhar nas eleições. As eleições foram bastante tumultuadas em diversos estados do País.
Outro fator que prejudicou a eleição foi, segundo Célia Arribas, uma grande mobilização de grupos organizados com intuito de provocar balbúrdia e violência nos principais pontos de votação, principalmente no horários de pico. "Foi lamentável e vergonhoso. Uma verdadeira baderna orquestrada agitando e incitando os profissionais de enfermagem. Houve quebra-quebra. Foram inutilizados móveis e até urnas eletrônicas". Inclusive representantes de sindicatos foram identificados através de denúncias recebidas pelo Conselho e de boletins de ocorrência registrados em delegacias de polícia.
Para realizar as eleições, o COREN-PE seguiu as orientações do Tribunal Regional Eleitoral - TRE que indica a disponibilização de uma urna para cada mil votantes. 
 
Fonte/Coordenação em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...