sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Operação fecha fábricas de medicamentos na RMR

Operação fecha fábricas de medicamentos na RMR

Ação reuniu agentes da Apevisa, Anvisa, Polícia Federal e Polícia Civil

Duas fábricas clandestinas de medicamentos foram fechadas, na manhã desta quinta-feira (01/08), na Região Metropolitana do Recife (RMR). A ação reuniu cerca de 30 agentes da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Polícia Federal e Polícia Civil. Ao todo, quatro pessoas foram presas durante a operação. Elas foram autuadas por crime contra a Saúde Pública, com pena de dez a 15 anos e responderão a processo administrativo sanitário, com multa que varia de 2 mil a 1,5 milhão.
A primeira fábrica funcionava em Olinda. Apesar de fechada pela Anvisa, em 2006, ela continuava produzindo medicamentos normalmente. “Chegamos ao local depois de informações da Anvisa, que encontrou medicamentos produzidos pela empresa sendo vendidos em Alagoas”, informou o gerente da Apevisa, Jaime Brito.
No segundo local, a Apevisa encontrou uma fábrica clandestina que funcionava clandestinamente dentro de uma residência, em péssimas condições de higiene. No local, além dos produtos prontos para a venda, foram apreendidos rótulos, tampas e outros materiais utilizados na fabricação.
ESCADA – Na manhã de ontem (31/08), a Apevisa realizou uma ação de fiscalização para a apreensão de medicamentos irregulares em 11 farmácias do município de Escada. Ao todo, nove estabelecimentos interditados e um autuado. Além dos estabelecimentos, a Apevisa apreendeu um veículo transportando medicamento de forma irregular.
“Entre os principais problemas, encontramos a venda de medicamentos proibidos no Brasil e produto hospitalar fracionado. Também foram encontrados medicamento sem registro na Anvisa, além de produtos vencidos e estabelecimentos sem licença de funcionamento da Apevisa e autorização da Anvisa”, comentou Jaime Brito.

Fonte/SES
Redação VI GERES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...