terça-feira, 20 de setembro de 2011

SES promove curso sobre Intoxicações Exógenas

Desta vez a ação ocorre em Salgueiro e Garanhuns

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove Oficinas de Capacitação sobre Intoxicações Exógenas nos municípios de Salgueiro, nesta terça-feira (20/09), e Garanhuns, na quarta-feira (21/09). O objetivo é ampliar a cobertura da notificação dos casos nos municípios.

A capacitação vai contar com a presença de profissionais da Vigilância em Saúde, da Atenção e dos Centros Especializados em Saúde do Trabalhador (Cerest), que atuarão como multiplicadores nesse processo de notificação nas unidades de saúde da região.
 
“Estamos visitando cada região para buscar proximidade com os profissionais de saúde, treinar, esclarecer dúvidas e conhecer as particularidades dos municípios. Queremos atingir cada região na sua especificidade, de acordo com a demanda, para ampliar a cobertura da notificação no local”, explica a coordenadora da Vigilância de Acidentes de Violência da SES, Sandra Souza.

Durante o encontro, serão esclarecidas algumas dúvidas sobre o preenchimento da ficha de notificação, além de dados e informações sobre os agentes que mais causam intoxicação, tais como agrotóxicos, medicamentos, álcool, crack e cocaína.

As oficinas ocorrem nos auditórios das sedes das Gerências Regionais de Saúde (Geres), às 9h, sendo uma ação da Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde e das Geres em parceria com o Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox) e as Gerências de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

Por definição, a notificação de caso suspeito no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) contempla as condições em que o indivíduo, tendo sito exposto a substâncias químicas, em quantidade ou combinação intolerável para o organismo, apresente sinais e sintomas clínicos de intoxicação e/ou alterações laboratoriais compatíveis.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...