terça-feira, 20 de setembro de 2011

Manari recebe oficina de Tuberculose

Município apresentou aumento na taxa de incidência da doença

Profissionais da Saúde do município de Manari, localizado no Sertão do Moxotó, participarão do Curso de Atualização em Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a partir de hoje (20/09), às 8h. O curso segue até a quarta-feira (21) e tem o objetivo de apoiar a implantação do Programa de Controle da Tuberculose no município.
A taxa de incidência da doença dobrou quando comparados os dois últimos anos, quando foram diagnosticados três pacientes, em 2009, e outros seis no ano seguinte. Apesar desse índice, o percentual de cura foi de 100% nos dois anos.

“Vamos capacitar 100% dos profissionais que atuam na Atenção Básica e Média Complexidade do município”, adiantou a coordenadora do Programa de Tuberculose da SES, Laize Brilhante. As aulas terão foco em uma equipe multidisciplinar, e contará com médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de auxiliares de consultório dentário. Aspectos clínicos e epidemiológicos serão abordados, assim como as medidas de controle, diagnostico e tratamento.

A tuberculose faz parte da lista de doenças negligenciadas combatidas pelo Projeto SANAR – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da SES. Atualmente, o estado responde pela 2ª maior taxa mortalidade e 4ª maior taxa de incidência da doença.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...