segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sanar promove exames clínicos em Bodocó

Técnicos da Saúde examinaram 627 crianças com idade até nove anos

O município de Bodocó participou de um inquérito da Saúde para avaliar a incidência do tracoma na região, entre os dias 13 e 16 de setembro. A investigação foi promovida em oito escolas, onde foram realizados exames clínicos em 627 crianças com idade até nove anos, confirmando quatro casos da doença.
O exame clínico é realizado com a avaliação do interior das pálpebras, que podem apresentar lesões semelhantes a da conjuntivite. “A higiene pessoal pode evitar o tracoma, ter o hábito de lavar as mãos, e não compartilhar objetos de uso pessoal, como óculos”, explicou o coordenador do Sanar, Alexandre Menezes. Ainda segundo o coordenador, a doença pode levar à cegueira em cerca de cinco anos.
É a primeira vez que Bodocó participa desse inquérito. Localizado no Sertão do Araripe, a cidade é considerada prioritária no projeto Sanar da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que combate doenças consideradas negligenciadas historicamente.
TRACOMA – Doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. Ela pode provocar cicatrizes que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas bordas da pálpebra, tocando o globo ocular), e alterações na córnea que pode causar até a cegueira.
A prevenção da doença acontece, principalmente, a partir da higiene pessoal do rosto das crianças, além do correto acondicionamento do lixo, para evitar a presença de moscas. No caso dos enfermos, há um remédio específico para tratamento.
As doenças que fazem parte do Sanar são: tracoma, doença de Chagas, hanseníase, filariose, esquistossomose, helmintíase e tuberculose.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...