segunda-feira, 19 de setembro de 2011

SES promove debates sobre diversidade sexual

Encontro antecipou a comemoração da Parada Estadual da Diversidade no Recife

A Diversidade Sexual e Cidadania foi o tema em debate da mesa redonda promovida pela Secretária Estadual de Saúde (SES), nesta sexta-feira (16/09), a partir das 14h30, no auditório da unidade, no Bongi.
Antecipando o dia da Parada Estadual da Diversidade no Recife, que ocorrerá no próximo domingo (18/09), e que traz como tema “Por um Pernambuco sem homofobia a mudança começa em Você”, o Programa Estadual de DST/Aids e a Diretoria Geral de Gestão do trabalho convidou todos os servidores da SES a discutir as questões relacionadas à diversidade sexual e sobre o movimento LGBT, que é composto por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.“A diversidade é uma questão de saúde pública e cidadania, então estamos trazendo esse tema pra ser trabalhado também com o nosso servidor” explica o diretor-geral de Gestão do Trabalho, Carlos Sena.
Para debate foram convidados o assessor especial para Diversidade Sexual do Governo do Estado, Rildo Veras, e do membro da coordenação do Fórum LGBT-PE, Thiago Rocha, que esclareceram temas referentes ao público LGBT, como a saúde, união estável, homofobia e inclusão social.
“A diversidade existe, porque todos nós somos diferentes. Nem mesmo irmãos gêmeos univitelinos conseguem ser iguais. Mulheres e idosos também sofrem discriminação tanto quanto o homossexual. O que buscamos é igualdade para todos e qualidade de vida para o publico LGBT ampliando as oportunidades e desfazendo estereótipos de que o gay só trabalha como cabeleireiro e com prostituição”,  enfatizou o do assessor especial para Diversidade Sexual do Governo do Estado, Rildo Veras.
Além da mesa redonda, também houve uma sessão de vídeo-debate, com projeções dos curtas-metragens “Pra que time ele joga” e “Eu não quero voltar sozinho”, que aborda a temática da homossexualidade na adolescência.
Os servidores que compareceram ao encontro foram convidados a refletir sobre os direitos sexuais e, também, a participar da Parada Estadual da Diversidade no Recife, fomentando o desenvolvimento de políticas públicas em favor da comunidade LGBT. “A  parada serve para salvar vidas, porque é através dela que promovemos a cidadania, lutando pelos nossos direitos e buscando a diminuição da violência contra os homosexuais”, explicou o membro da coordenação do Fórum LGBT-PE, Thiago Rocha.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...