sexta-feira, 2 de setembro de 2011

PAI: vinte anos de acolhimento ao idoso

Aniversário do programa reuniu idosos assistidos pelo PAI


“Agora eu estou vivendo. Quando eu era jovem, eu não vivia, vegetava”! O depoimento emocionado partiu de Flora de Melo, idosa de 94 anos, e mais velha entre os assistidos pelo Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), que completou, em agosto, 20 anos de atividades. Dentre as oficinas oferecidas em promoção da saúde da melhor idade, Flora participa de três: ginástica, crochê e do curso de alfabetização. Atualmente, 480 idosos são beneficiados pelo serviço.
Com o tema “Vinte anos de Luta”, o PAI reuniu os idosos que integram o programa durante todo o dia de hoje (31/08), no Centro de Formação e Lazer (CFL) do Sindsprev/PE, no bairro da Guabiraba. Após o bolo e sorteio de lembrancinhas entre os participantes, os mais animados ainda ganharam o salão ao som de clássicos do forró.
Coordenadora do PAI, Célia Nóbrega destacou que “a maior conquista nesses 20 anos de acolhimento foi manter o programa funcionando bem. E, com sede própria, pretendemos ampliar o número de oficinas oferecidas”, antecipou, sobre o projeto de ter um espaço voltado só para o PAI no Hospital Geral de Areias, onde o programa funciona atualmente.
Aulas de canto, coral, ioga e xadrez estão entre alguns dos trabalhos promovidos pela equipe do PAI. Para estimular a geração de renda, são oferecidas oficinas culturais, estimulando habilidades na pintura, crochê ou produção de artesanato com produtos reciclados. Há, também, aulas de alfabetização para incluir ainda mais os idosos na sociedade.
Unir – Além dos trabalhos educacionais e sociais, o PAI é ligado à Unidade de Referência em Atenção ao Idoso (Unir), que tem o objetivo de promover o envelhecimento ativo e prestar atendimento especializado para as doenças mais frequentes entre os idosos. Com uma equipe de médicos geriatras e neurologistas, além de psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas, a Unir é referência no tratamento dos portadores de Doença de Alzheimer, de Parkinson e osteoporose.
Formação profissional, produção científica e estudos sobre o envelhecimento são outras atividades realizadas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa (NEP), vinculado à Unir.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...