quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Farmácia de Pernambuco une-se aos usuários em encontro

A Superintendência de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove, nesta sexta-feira (23/09), das 8h às 12h, o 1º Encontro dos Usuários das Farmácias de Pernambuco, que será realizado no pátio interno da antiga sede da SES (Praça Oswaldo Cruz, S/N, Boa Vista).
Em parceria com as associações de usuários, o encontro busca a melhoria da qualidade do atendimento. Em representação, estarão 16 associações neste evento para discutir junto ao Estado formas de promover o bem estar social dos pacientes.  “Essa é mais uma política de integração da Farmácia com os seus usuários”, afirma o superintendente da Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimatea.
 
 “O relacionamento entre os pacientes da mesma enfermidade possibilita uma grande interação, ajuda na aceitação e no psicológico”, ressalta Terezinha Veloso, da Associação de Parkinson e esposa de um portador do transtorno. “Esse evento também é bom para divulgar as associações para outros pacientes que precisam de apoio”, completa Alcione Lopes, do Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite.

PROGRAMAÇÃO
– O 1º Encontro dos Usuários das Farmácias de Pernambuco contará com palestras educativas e apresentações culturais, artísticas e recreativas. Paralelamente, serão oferecidos alguns serviços como: teste de hepatite C, teste de glicemia, acupuntura, aferição de pressão arterial, orientações farmacêutica por profissionais da área, exame preventivo de câncer de colo uterino, limpeza de pele e massagem, essa última por massagistas da Associação Pernambucana de Cegos.

No palco principal, além da abertura, apresentações culturais de percussão, peça teatral, carimbó pela Associação Brasileira de Alzheimer, coral e balé de cadeirantes pela Associação Pernambucana de Esclerose Múltipla, apresentação instrumental do usuário Wolbert Oliveira, entre outros.

Telma Campos, da Associação Pernambucana de Esclerose Múltipla, ainda lembra que os usuários poderão mostrar suas habilidades artísticas expondo quadros e todo o tipo de artesanato nos espaços cedidos pela organização do evento, que estarão à venda para o público, com a renda revertida para o próprio usuário.

FARMÁCIA DE PERNAMBUCO
– O programa de medicamentos excepcionais do Estado possui uma média de 29 mil usuários cadastrados. A iniciativa contempla cerca de 150 tipos de medicamentos para doenças raras ou cujo tratamento é de alto custo, como esquizofrenia refratária, epilepsia, insuficiência renal crônica, transplantados, cânceres, Parkinson, Doença de Alzheimer e Fibrose Cística. É um dos programas com maior volume de investimento por parte do Governo de Pernambuco, com a aplicação de mais de R$ 100 milhões por ano.

Atualmente, há unidades da Farmácia de Pernambuco em Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Limoeiro e Petrolândia. Além das unidades fixas, há pontos itinerantes de entrega, como na Associação de Parkinson, no setor de esclerose múltipla do Hospital da Restauração e a entrega domiciliar para os casos de maior gravidade, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...