terça-feira, 6 de setembro de 2011

Mãe Coruja apresenta avanços em evento internacional

Encontro reuniu países membros da OEA para discutir o desenvolvimento na primeira infância

Representantes do Programa Mãe Coruja Pernambucana participaram do Encontro Hemisférico de Avaliação na Primeira Infância, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), em Assunção, no Paraguai. Durante o evento, realizado entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, foram apresentadas a política de cuidados e os avanços conquistados no desenvolvimento das crianças no Estado, dentre eles a redução da mortalidade infantil em 22% no Sertão do Araripe...
“O sucesso é decorrente da prática de cuidados integrados promovida pelo Mãe Coruja”, destacou a coordenadora do Comitê Executivo do Programa Mãe Coruja, Ana Elizabethe de Andrade Lima, sobre a melhora dos indicadores de saúde nas regiões onde o programa está implantado. “E o convite para apresentar o programa foi o reconhecimento de que o Mãe Coruja está caminhando no rumo certo”, comemorou.
Além da apresentação do Mãe Coruja, a participação pernambucana contou ainda com debates e mesa de discussão junto aos demais países do Mercosul que também buscam o cuidado integrado para a promoção do desenvolvimento social. Desse encontro será elaborado um documento com todas as experiências e propostas apresentadas.
O interesse internacional pelo trabalho desenvolvido pela equipe do Mãe Coruja pôde ser percebido após a apresentação, quando os representantes do programa foram convidados a participar de outro evento, ainda esse mês, no Peru. Também participaram do evento representantes do Ministério da Educação (MEC), do Instituto da Infância (Ifan) e do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Rio Grande do Sul, entre outros.
Mãe Coruja – criado em 2007, hoje o programa conta com 95 Cantos Mãe Coruja distribuídos entre os municípios mais carentes do Estado, acompanhando o desenvolvimento de cerca de 56 mil mães e 19 mil crianças menores de seis anos cadastradas.
Mães e filhos também são assistidos em áreas que ajudam na promoção da qualidade de vida. Isso é possível por meio da parceria entre oito secretarias: Saúde, Juventude, Educação, Agricultura, Planejamento, Trabalho, Desenvolvimento e da Mulher. “A neurociência já aponta que essa política do cuidado gera um cidadão mais produtivo para a sociedade; feliz, consciente e livre”, explicou a coordenadora.
“Pernambuco reduziu o índice de mortalidade infantil em 10%, mas nós observamos que essa taxa foi maior entre os municípios que já contam com o programa em atividade”, frisou Ana Elizabethe. A previsão é que 103 cidades pernambucanas possuam um Canto até o final de 2011.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...