terça-feira, 21 de junho de 2011

Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto será instalado no Palácio

Encontro contará com a presença do governador e do secretário estadual de Saúde

Criado no mês de maio, por meio do Decreto de n° 36.568, o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco terá a sua primeira reunião, nesta terça-feira (21/06), no Palácio do Campo das Princesas. O encontro, que reunirá todos os órgãos envolvidos no projeto, contará com a presença do governador, Eduardo Campos, e do secretario estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira. O início da reunião está marcado para as 14h.
O comitê terá a responsabilidade de traçar estratégias para minimizar o número de acidentes de moto no Estado e terá a Secretaria Estadual de Saúde (SES) como coordenadora. “Vamos utilizar os dados disponíveis (da Saúde e de outras instituições) para analisar a incidência desses acidentes, propor estratégias e apoiar ações dos órgãos integrantes, além de avaliar, periodicamente, as ações realizadas por todos eles”, explica a diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Situação de Saúde da SES, Luciana Albuquerque.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transportes terrestres já representam 25,7% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no Estado, atrás apenas de homicídios. No total, foram 1.925 óbitos em todo o ano.
Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos, ou seja, 590 óbitos. Os homens são vítimas em 89% (529 óbitos) dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos, um total de 384 óbitos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.
O comitê é composto por representantes de 19 órgãos, sendo três representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e membros das secretarias estaduais de Transporte, Educação, Cidades e Criança e da Juventude. Também integram o órgão o Ministério Público (MP), Detran, CTTU, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, sindicato de motociclistas, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), entre outras instituições que lidam com essa questão de saúde pública.
Outros veículos – Depois das motocicletas, os pedestres são as segundas maiores vítimas de acidentes de trânsito. Em 2010, foram 466 óbitos, o que representa um total de 24,2%, dos óbitos provocados por acidentes de trânsito. Apenas 301 vítimas fatais de acidentes estavam em automóveis, o que representa um total de 15,5%. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...