terça-feira, 21 de junho de 2011

Wilma Lessa completa uma década de atendimentos

Serviço atende mulheres vítimas de violência física ou sexual

 O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa comemorou, na manhã de segunda-feira (20/06), uma década de apoio às mulheres vítimas de violência. Desde sua inauguração, mais de 5,5 mil mulheres foram acolhidas no espaço, sempre primando pelo sigilo e dando os encaminhamentos necessários para os tratamentos posteriores. “Esse é um Serviço que responde à política de saúde da mulher do Estado. Atendemos com eficiência e sempre acolhendo as pacientes. Não é só preencher um prontuário, mas dar todo o apoio para a mulher superar aquela situação”, afirmou a coordenadora do serviço, Iêsa Vila Nova.

O diretor do Hospital Agamenon Magalhães (HAM), Antônio Trindade, onde está o Serviço, também ratificou o potencial dessa ferramenta. “É uma satisfação estar participando desses dez anos do Wilma Lessa, agora em uma estrutura renovada e atendendo as pacientes de forma ímpar”, frisou o diretor, lembrando que, em abril, foi inaugurado um novo local para o Serviço. Antes, o Wilma Lessa funcionava entre as emergências clínica e cardiológica. Agora, está no mesmo prédio onde estão localizados o Centro de Estudos e o laboratório.
O centro conta com salas de recepção, serviço social, psicologia, sala de atendimento médico e de exames, quarto de repouso e copa. Por lá, as mulheres são acolhidas por uma equipe multiprofissional, capacitada para fazer os primeiros atendimentos, encaminhar para outros serviços de referência ou estimular as voltas.  Iêsa Vila Nova explica que, nos casos de violência sexual, por exemplo, as pacientes recebem todos os medicamentos para evitar DSTs, gravidez e Aids no mesmo dia da visita. “Ainda há a continuidade do tratamento por seis meses”, disse. O local ainda faz abortos previstos em lei.
“Por mês, uma média 70 mulheres dão entrada pela primeira vez, e outras 80 voltam para algum atendimento agendado”, contou a coordenadora do Wilma Lessa. Ainda segundo ela, a violência física responde por cerca de 50% dos casos atendidos, seguido pela violência sexual, com 45%. As agressões não físicas representam 5% dos atendimentos. O serviço recebe pacientes encaminhadas por unidades de saúde ou que o procuram espontaneamente.
24 HORAS – O Serviço de Apoio à Mulher Wilma Lessa funciona desde 2001, atendendo mulheres de qualquer idade que tenham sofrido algum tipo de violência (doméstica, física, moral, sexual, entre outras). O atendimento, 24 horas por dia, é realizado por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiras, que garantem o sigilo da paciente. O local, cujo nome homenageia a jornalista pernambucana que lutou pela defesa das mulheres e pela implantação de delegacias especializadas, dispõe de um quarto de repouso para as pacientes. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...