quinta-feira, 16 de junho de 2011

Farmácia participa de seminário sobre psiquiatria

Profissionais irão debater programa de medicamentos para transtornos psíquicos

Será nesta sexta-feira (17/06), das 8h às 13h, o I Simpósio Pernambucano da Assistência Farmacêutica em Psiquiatria, promovido pela Sociedade Pernambucana de Psiquiatria com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A previsão é reunir cerca de 100 participantes para discutir o programa de medicamentos excepcionais do Ministério da Saúde (MS) e as políticas que envolvem o atendimento psiquiátrico em todos os níveis.
Segundo o superintendente de Assistência Farmacêutica da SES, José de Arimateia, a atenção primária dos municípios fica responsável pelo tratamento de doenças como depressão, transtornos bipolares e esquizofrenia básica. Nesse âmbito, a SES auxilia o município com medicamentos para transtorno afetivo bipolar. No programa de medicamentos excepcionais do Estado, são atendidos os pacientes com esquizofrenia refratária.
De acordo com o presidente da Sociedade Pernambucana de Psiquiatria, Marcos Souza Leão, também serão discutidos os protocolos do Ministério da Saúde nessa área e formas de atingir toda a população com transtornos psiquiátricos no Estado. Participam dos debates farmacêuticos, psiquiatras, psicólogos e outras especialidades que trabalham nesse setor.
FARMÁCIA DE PERNAMBUCO – O programa de medicamentos excepcionais do Estado possui uma média de 29 mil usuários cadastrados. A iniciativa contempla cerca de 150 tipos de medicamentos para doenças raras ou cujo tratamento é de alto custo, como esquizofrenia refratária, epilepsia, insuficiência renal crônica, transplantados, cânceres, Parkinson, Doença de Alzheimer e Fibrose Cística. É um dos programas com maior volume de investimento por parte do Governo de Pernambuco, com a aplicação de mais de R$ 100 milhões por ano.
Atualmente, há unidades da Farmácia de Pernambuco em Recife, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Petrolina, Salgueiro, Afogados da Ingazeira, Limoeiro e Petrolândia.
PRINCIPAIS PATOLOGIAS – Transplantes, Insuficiência Renal Crônica, Asma Grave, Epilepsia Refratária, Hepatites B e C, Esquizofrenia Refratária, Osteoporose, Artrite Reumatóide, Endometriose, Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Fibrose Cística, Esclerose Múltipla, Psoríase, Puberdade Precoce, Miomas, Deficiência de Hormônio de Crescimento, Retocolite, entre outros.
PRINCIPAIS MEDICAMENTOS – Acitretina, Alfacalcidol, Alendronato de Sódio, Azatioprina,Beclometasona, Bromocriptina, Budesonida, Calcitonina, Calcitriol, Carbegolina, Ciclosporina, Clozapina, , Danazol, Deferoxamina, Desmopressina, Donepezil, Dornase, Entacapona; Etanercept, Enzima Pancreática, Eritropoetina, Filgrastima, Fludrocortisona, Formoterol, Formoterol + budesonida, Gabapentina, Glatiramer, Goserelina, Hidroxicloroquina, Hidróxido de Ferro, Hidroxiuréia, Imiglucerase, Imunoglobulina Humana, Infliximab, Interferon, Isotretinoína, Lamivudina, Lamotrigina, Leflunomide, Leuprolida, Levodopa/benserazida, Levodopa 250mg/carbidopa, Levotiroxina, Mesalazina,  Micofenolato, Octreotida, Olanzapina, Penicilamina, Pramipexol, Quetiapina, Raloxifeno, Risperidona, Ribavirina, Riluzol, Risperidona, Rivastigmina, Salbutamol, Selegelina, Sevelamer, Sirulimus, Somatotrofina, Sulfassalazina, Tacrolimus, Tolcapone, Topiramato, Toxina Botulínica, Vigabatrina, Ziprasidona. (Postado por Hozana Araújo)

Fonte:SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...