terça-feira, 14 de junho de 2011

VI Geres Arcoverde já está pronta para a campanha de vacinação em massa neste sábado 18

"O Sistema Único de Saúde (SUS) inicia no dia 18 de junho a primeira etapa de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite de 2011. Todas as crianças menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) devem tomar as duas gotinhas para prevenir a paralisia infantil.

Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças aos postos de vacinação da VI GERES. A meta é vacinar 95% do público-alvo, de  crianças, que corresponde a 37.964 para vacinação de pólio e 43.515 de sarampo.
    
     O último registro de poliomielite ocorreu em 1989, na Paraíba. Desde 1994 o País tem o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da doença. A continuidade da vacinação, entretanto, é para impedir a importação de casos oriundos de algum dos 26 países que ainda registram a doença. Quatro deles têm transmissão constante: Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão.

Bernadete Alves - Coordenadora PNI VI GERES

                     Imunização contra sarampo
 Em 2011, a campanha de vacinação contra a poliomielite terá uma novidade. No início da primeira etapa, além das duas gotinhas contra a paralisia infantil, municípios de oito estados também vão vacinar crianças contra sarampo: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia, Ceará e Alagoas.

     Nesses municípios, todas as crianças entre um e seis anos devem vacinar contra o sarampo - mesmo que já tenham sido vacinadas antes.
   
     Esta vacinação contra o sarampo é chamada "campanha de seguimento" e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus.
     Um surto de sarampo na Europa, que desde o início do ano já tem mais de 6,5 mil casos notificados e confirmados, fez com o que o Ministério da Saúde, juntamente com estados e municípios, antecipasse a ação em áreas prioritárias. Foram levados em conta três critérios: maior fluxo turístico, densidade populacional e localidades com menores coberturas da vacina tríplice viral nos últimos anos.
     
O município de Arcoverde e os demais que compõem a VI Regional, já estão preparados para uma vacinação em massa, para isso a coordenadora do PNI, Bernadete Alves, realizou reunião, na sexta-feira passada10,  com todos os técnicos da Regional, para traçar as estratégias que serão utilizadas no período de vacinação, como também foram entregues todo o material que será utilizado na campanha. A expectativa da VI GERES-Arcoverde é atingir todas as metas.(Postado por Hozana Araújo).


Tags/Saúde/VI GERES-Arcoverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...