terça-feira, 28 de junho de 2011

Secretário recebe visita do presidente da SBD/PE

No encontro, SES firmou parceria para o combate à hanseníase

O secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, recebeu, na tarde desta segunda-feira (27/06), em seu gabinete, a visita do presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia/ Regional Pernambuco (SBD/PE), Sérgio Palma. Em pauta, o combate à Hanseníase, uma das doenças que está sendo enfrentada pelo Programa Sanar, lançado no mês de maio pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
No encontro, a SES firmou parceria com a SBD/PE para capacitar os profissionais dos 25 municípios prioritários para a realização do diagnóstico clínico da hanseníase.
“Um dos braços da dermatologia é, exatamente, a hanseníase. A SBD não pode deixar de voltar seus olhos para esta doença que é endêmica em Pernambuco e a melhor maneira de enfrentarmos a hanseníase é a parceria para fazer o diagnóstico precoce. Acho vamos conseguir cumprir a meta de reduzir a incidência da hanseníase em nosso Estado”, salientou Sérgio Palma.
“Nós vamos mapear as necessidades dos 25 municípios prioritários e capacitar os médicos para realizar o diagnóstico clínico da hanseníase e depois acompanhar todos os casos identificados. As ações vão começar em escolas do Recife, Olinda e Jaboatão. Nestes três municípios estão 75% dos casos da doença em nosso Estado”, afirmou o secretário Antonio Carlos Figueira.
Sanar - voltado às doenças consideradas negligenciadas, por atingir a camada mais carente da população, o Sanar foi lançado no primeiro semestre de 2011, com o objetivo de enfrentar as doenças tropicais endêmicas. São elas: tracoma, doença de chagas, hanseníase, filariose, esquitossomose, helmintíase e tuberculose. O Sanar vai atuar em 108 municípios prioritários do Estado, escolhidos através do percentual de incidência, priorizando a vigilância epidemiológica, o fortalecimento e capacitação das equipes de atenção básica para a identificação e manejo clínico adequado, a ampliação do diagnóstico e a melhora do acesso a tratamentos e medicamentos. Pernambuco é o primeiro estado brasileiro a desenvolver um programa específico para enfrentamento dessas doenças.
Hanseníase – a doença é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas. Pernambuco ocupa a 3ª colocação em número de casos. Em 2010, a SES contabilizou um total de 2.728 casos de hanseníase. Desse total, 259 foram notificados em menores de 15 anos. Em 2009, os novos casos somaram 3.204, sendo que 322 foram diagnosticados em menores de 15 anos. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...