terça-feira, 21 de junho de 2011

Programa Mãe Coruja realiza reunião de monitoramento

Mais uma vez os profissionais do Canto Mãe coruja da VI Regional se reuniram, na manhã de Segunda-feira (20), para discutir e avaliar as estratégias do programa. Segundo a coordenadora do prgrama, Raquel Neposiano, foram abordados os indicadores de monitoramento e a atualização do sistema de informação que agilizará a troca de informações, o cruzamento com outros bancos de dados, fortalecendo assim as ações do programa. Ficou definido também reuniões técnicas para avaliação dos municípios para o mês de Julho. 

O Programa Mãe Coruja buscando otimizar mais uma ferramenta para saber como anda o estado nutricional das crianças e gestantes assistidas pela iniciativa. Na segunda-feira (13/06), no auditório do Instituto Agropecuário de Pernambuco (IPA), agentes do Programa foram capacitados na Escala Brasileira de Insegurança Alimentar, que utiliza métodos qualitativos para identificar o grau de alimentação das pessoas estudadas.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a avaliação do estado nutricional é feito com as medições do peso e altura. Com a escala de insegurança, é possível verificar outros aspectos sociais que complementem esses dados, ajudando a criar ações que auxiliem às famílias a melhorar aquela problemática.

Na avaliação da escala, o questionário conta com itens relacionados aos adultos e às crianças. Entre as perguntas, há questionamentos sobre a falta de alimentos e se isso ocorre por falta de dinheiro. A frequencia da ausência de alimentação também é discutida.
(Postado por Hozana Araújo).

Redação/VI GERES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...