sexta-feira, 3 de junho de 2011

Crack: SES quer otimizar atendimento aos usuários

Profissionais serão capacitados para o acolhimento em hospitais gerais e UPAs

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) promove mais uma ação para tratar da epidemia de crack no Estado. A partir desta sexta-feira (03/06), começa uma série de capacitações com equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com o intuito de melhorar a abordagem e o atendimento clínico dos usuários, além do correto encaminhamento aos serviços de atenção territorial. Álcool e outras drogas também estarão no conteúdo programático da atividade. O primeiro curso será na sede da SES, no Bongi, nesta sexta (03/06), a partir das 13h, reunindo 101 participantes de 11 hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata e 6 UPAs.

Entre os pontos que serão abordados durante a capacitação, a necessidade de saber fazer a abordagem do usuário, acolhendo-o no serviço de saúde, sem discriminação. Também será repassado o protocolo com os procedimentos que devem ser adotados pela equipe médica multidisciplinar. O objetivo é ver a problemática sob a perspectiva da droga e, caso haja, unindo a um outro problema clínico que forma aquele quadro.  “Não se pode usar todo tipo de medicamento em usuários de drogas, por exemplo. Um paciente também pode dar entrada em um hospital com um quadro de convulsão que não se trata de epilepsia, mas de um transtorno provocado pela droga”, pontua a diretora-geral de Assistência Integral à Saúde, Sandra Carvalho.
Os técnicos da SES irão reforçar a notificação compulsória dos atendimentos dos pacientes que apresentam intoxicação pelo crack, como instituído por portaria assinada pelo secretário estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, em abril. A notificação garante o anonimato do paciente, usando apenas as iniciais do seu nome. O documento discrimina o município, ou bairro de origem do usuário, e traz um questionário que ajuda a identificar o seu grau de dependência e hábitos de consumo. A ficha foi produzida pela SES a partir de formulários já utilizados pelo Ministério da Saúde (MS).
“Já tínhamos um formulário e complementamos com dados que ajudem a criar um perfil real do usuário. Vamos sensibilizar os profissionais a fazer essa notificação, o que ajuda a dar a real dimensão do problema em Pernambuco e o que pode ser feito a partir disso”, conta a gerente de Atenção à Saúde Mental da SES, Marcela Lucena. A gerente ainda apresentará a organização da rede social para apoio aos usuários, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), Casas de Apoio ou Centros de Referência Regional e Acolhimento aos Usuários de Drogas (Crauds). Em casos que necessitam de internação, a SES disponibiliza 72 leitos na rede estadual para o atendimento.
A segunda capacitação será no dia 06/06, em Garanhuns, com 28 participantes de quatro hospitais do Agreste e da UPA de Caruaru. No dia 10, em Petrolina, serão 36 profissionais de seis unidades de saúde. A quarta e última turma será dia 15, na sede da SES, com 105 participantes de 11 hospitais da RMR e Zona da Mata e de 7 UPAs. Representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos auxiliam os técnicos da SES nos trabalhos, que seguem as propostas da Rede Estadual de Enfrentamento ao Crack, iniciada em 2010 por várias secretarias do Governo do Estado.

Tags/Saúde/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...