quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estado institui Comitê de Prevenções aos Acidentes de Moto

Pernambuco vai contar com um novo reforço no combate ao número de acidentes de moto. No último sábado (28/05), foi criado o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto. Instituído por meio do decreto n° 36.568, publicado no Diário Oficial, o comitê vai traçar estratégias para minimizar o número de acidentes com esse transporte no Estado e terá a Secretaria Estadual de Saúde (SES) como coordenadora.
De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transporte terrestre já representam 25,7% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no Estado, atrás apenas de homicídios. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos. Os homens são vítimas em 89% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.
“O grupo usará os dados disponíveis (da Saúde e de outras instituições) para analisar a incidência desses acidentes, propor estratégias e apoiar ações dos órgãos integrantes, além de avaliar, periodicamente, as ações realizadas por todos eles”, explica a diretora Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Situação de Saúde da SES, Luciana Albuquerque.
O comitê é composto por representantes de 19 órgãos, sendo três representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e membros das secretarias estaduais de Transporte, Educação, Cidades e Criança e da Juventude. Também integram o órgão o Ministério Público (MP), Detran, CTTU, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, sindicato de motociclistas, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), entre outras instituições que lidam com essa questão de saúde pública.
Rede Sentinela monitora atendimentos aos acidentados
Desde maio de 2010, as unidades sentinelas monitoram os atendimentos aos pacientes de acidentes terrestres que chegam às unidades de saúde do interior do Estado, criando um perfil epidemiológico de causas e principais vítimas. Essa rede atua em nove hospitais regionais, além do Hospital de Urgências e Traumas de Petrolina (municipalizado).
Em virtude da Portaria Estadual nº 219, de 11 de abril de 2011, que acrescentou os acidentes de transportes terrestres à lista de doenças de notificação compulsória, seis outras unidades sentinelas estão em fase de implantação na Região Metropolitano do Recife (RMR). Elas vão funcionar em hospitais que atendem pacientes de trauma, como Restauração (HR), Getúlio Vargas (HGV), Otávio de Freitas (HOF), Miguel Arraes (HMA), Dom Helder (HDH) e Jaboatão-Prazeres. (Postado por Hozana Araújo)

Tags/Saúde/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...