terça-feira, 21 de junho de 2011

SES debate Rede entre Pernambuco e Bahia

Em pauta, a Regulação Integrada no Vale do São Francisco, iniciativa pioneira no Brasil

O secretário de Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, recebe, nesta terça-feira (21/06), durante reunião do Colegiado Regional Interestadual (CRIE), o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla. No encontro, serão discutidas a revisão do Plano Interestadual de Investimentos à Saúde do Vale do São Francisco e a Regulação Integrada na região.
A reunião acontece às 9h, no gabinete da Secretaria Estadual de Saúde (SES), no Bongi, e também contará com a participação dos secretários Municipais de Saúde das cidades que integram a Rede. Entre elas, Salgueiro, Ouricuri e Petrolina, de Pernambuco; e Juazeiro, Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, da Bahia.
A Rede PEBA reorganiza a assistência à saúde na região do Médio São Francisco, com o objetivo de eliminar as barreiras geográficas e garantir acessos aos serviços de saúde para os moradores locais. “Nós vamos discutir a Central Regulação Integrada, que queremos implantar ainda no mês de Julho. Ela vai contar com profissionais dos dois Estados, com um protocolo único, e vai coordenar os leitos da rede, referenciando os pacientes para as unidades de saúde da região. Isso vai facilitar e melhorar o acolhimento aos usuários do SUS no Vale do São Francisco e será um avanço importante para a Rede PEBA, sendo a primeira Regulação Interestadual do Brasil”, salientou a secretária-executiva de Coordenação Geral da SES, Ana Paula Sóter.
Os secretários vão discutir, também, a revisão do Plano de Investimentos na Rede PEBA. Entre as prioridades, o fortalecimento da atenção primária, redução da mortalidade materno-infantil, através da Rede Cegonha, e o atendimento de urgência e emergência na região.
Rede PEBA - Iniciada no primeiro semestre de 2009, a Rede PEBA beneficia moradores de 55 municípios dos estados de Pernambuco e Bahia. A iniciativa é pioneira no país, e só foi possível graças ao pacto firmado entre o Ministério da Saúde (MS), secretarias de Saúde dos dois estados e prefeituras da região. (Postado por Hozana Araújo).

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...