segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Remédio para doença de Chagas não vai deixar de ser produzido, diz Lafepe


Um lote do princípio ativo do medicamento contra a doença de Chagas deve ser entregue até o fim de outubro ao Laboratório Farmacêutico de Pernambuco (Lafepe). Uma audiência  no Ministério da Saúde, marcada para esta segunda-feira (10), vai discutir o processo de registro e validação do medicamento. Este foi o resultado da reunião realizada no Recife, na sexta-feira (7), entre a Secretaria de Saúde do Estado e a organização Médicos Sem Fronteira (MSF), que cobra medidas para evitar o desabastecimento. Único no mundo a fabricar o medicamento, o Lafepe está com as máquinas paradas devido à falta do principio ativo, benzonidazol.

A promessa da Nortec, fabricante do princípio ativo, é entregar 40 quilos do produto até o fim de outubro e outros 280 quilos até o começo da novembro. "Assim que a Nortec entregar a matéria-prima, a produção deve ser normalizada em menos de um mês", acredita o diretor comercial do Laboratório, Oseas Moraes, que espera sacramentar essas datas na audiência com o Ministério. “Estamos preparados para trabalhar em três turnos e até mesmo durante finais de semana, se for preciso, para normalizar a produção. A fabricação do remédio é relativamente simples, temos condições de produzir quase 400 mil comprimidos em apenas uma semana”, assegura Moraes.
“Temos o comprometimento por parte da Nortec de que o princípio ativo será entregue dentro do prazo estipulado. O Lafepe, por sua vez, afirma que tem plena capacidade de produção, uma vez recebido o principio ativo. Agora esperamos que o Ministério da Saúde cumpra o compromisso de ser o único fornecedor mundial do benzonidazol e acelere junto à Anvisa o processo de registro e validação do medicamento”, afirma Carolina Batista, coordenadora da unidade médica do MSF-Brasil.
Histórico
O laboratório Roche produzia o remédio até 2007, quando doou a licença da tecnologia de produção e o primeiro estoque do principio ativo ao governo brasileiro, que repassou para o Lafepe. De acordo com Oseas Moraes, a situação inspira preocupação, mas os prazos do contrato assinado com a Nortec Química, que está produzindo o benzonidazol, estão em dia.
Após a produção, os lotes do remédio precisam passar pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A MSF estima que, na América Latina, onde a doença é endêmica, o mal de Chagas causa a morte de pelo menos 12,5 mil pessoas por ano e que entre 8 e 10 milhões de pessoas tenham a doença.

A doença de ChagasDe acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, foram notificados 53 casos de Chagas crônico desde 2009, ou seja, estes são pacientes diagnosticados há mais de 10 anos. Ainda segundo a secretaria, neste ano ainda não foram notificados casos agudos.

Também conhecida como tripanossomíase americana, a doença de Chagas é infecciosa, causada pelo parasita Trypanosoma cruzi. De acordo com a MSF, a infecção é normalmente assintomática e, por isso, a maioria dos pacientes não tem consciência da sua condição. Conforme a doença progride, cerca de 30% das pessoas desenvolvem lesões cardíacas e 10%, lesões gastrointestinais, que podem ser fatais.

Na maioria dos países latino-americanos, a transmissão acontece principalmente pelo inseto conhecido como barbeiro, mas também pode ser passada de mãe para filho, por meio de transfusões sanguíneas, transplantes de órgãos, alimentos contaminados e acidentes de laboratório.

Os principais sintomas da fase aguda da doença são febre prolongada (mais de sete dias), dor de cabeça, fraqueza intensa, inchaço no rosto e pernas. Quando a transmissão é oral, dor de estômago, vômitos e diarreia são comuns.


Tags/Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...