segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Ministro e secretário abrem Conferência Estadual de Saúde

Neste domingo (09/10), mais de mil pessoas marcaram presença no Centro de Convenções, em Olinda, para assistir a abertura da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que contou com a participação do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, e do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O evento ainda contou com uma palestra do senador Humberto Costa, que abordou o tema Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social – política pública patrimônio do povo brasileiro.
“Hoje é um momento muito importante, pois teremos a oportunidade de discutir diretrizes para o Sistema Único de Saúde, que é a nossa principal bandeira. É a luta que todos que estão aqui travam, sejam usuário, trabalhador ou gestor. O SUS é o patrimônio mais importante do povo brasileiro. Todos utilizam o SUS, seja na assistência à saúde, no transplante de órgão ou na vigilância sanitária”, falou o secretário Antonio Carlos Figueira.
O evento realizou uma homenagem a dois brasileiros que lutaram pela saúde do povo, a médica e fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns, que morreu em 2010, após um violento terremoto no Haiti e João Francisco Gonçalves, pernambucano de origem humilde da cidade de Orobó, fundador do Hospital Severino Távora. Familiares dos dois receberam dos conselheiros de saúde troféu em memória aos serviços prestados.
Ainda na cerimônia de abertura do evento, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha anunciou investimentos de mais de R$ 77 milhões em três hospitais pernambucanos: Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata; Hospital Pelópidas Silveira, no Recife; e Hospital Regional Sílvio Magalhães, em Palmares.
“Esses investimentos fazem parte dos investimentos do Ministério no Programa Saúde Toda Hora e na Rede Cegonha, visando a melhoria da assistência à saúde da população”, informou o ministro, que aproveitou para falar sobre novidades no Conselho Nacional de Saúde. “Estamos querendo trazer o Conselho para mais perto da população, por isso, estamos trabalhando a ideia de realizar reuniões regionais, para que os conselheiros possam conhecer a realidade de cada estado”, completou.  
Em sua apresentação, o senador Humberto Costa fez um retrospecto do trajeto das lutas e conquistas do SUS. Atribui às conquistas, a luta árdua dos pernambucanos ressaltando a importância do controle social para que as mudanças aconteçam. Lembrou ainda da sua luta, quando então ministro da saúde, para trazer a fábrica de hemoderivados para o Estado e sua importância para o país.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...