quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ceatox passa a funcionar de forma descentralizada

Unidade vai oferecer orientação permanente às equipes das unidades de saúde e população

O Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox) passa a funcionar, a partir desta quarta-feira (19/10), no prédio da antiga sede da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na Praça Oswaldo Cruz, s/n, na Boa Vista. A solenidade de inauguração, que vai contar com a presença do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, está marcada para as 11h.
Com a mudança, o Ceatox, que anteriormente ocupava uma sala no Hospital da Restauração (HR), passa por uma readequação de perfil, com a descentralização da assistência. O tratamento de pacientes intoxicados poderá ser feito em qualquer unidade de saúde, como PSFs, Policlínicas, UPAs e Hospitais. O Ceatox continuará oferecendo, por meio do telefone 0800.722.6001, orientação permanente às equipes destes serviços, 24h por dia.
“Para realizar esta mudança, as unidades de saúde também vão passar por readequação, com a capacitação dos profissionais envolvidos no atendimento. A partir de agora, em casos de intoxicação, o paciente deve procurar o primeiro atendimento na emergência mais próxima de sua residência. Com isso, vamos facilitar, otimizar  e descentralizar o atendimento à população pernambucana”, explica secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
A nova estrutura do Ceatox possui sala de recepção, sala de webconferência, sala de atendimento, espaço de exposições e arquivo. A equipe formada por médicos, biólogo, enfermeiros e acadêmicos estará de plantão 24h por dia, garantindo respostas rápidas às equipes das unidades de saúde e à população de todo o Estado.
Com esta mudança, o Ceatox segue uma tendência de descentralização no diagnóstico e atendimento, observado nos centros de Assistência Toxicológica  do resto de país. “O nosso serviço é uma referência estadual, que deve ser consultada. O Hospital da Restauração continuará sendo referência em atendimento aos casos de intoxicação, concentrando soros específicos. Mas as equipes de qualquer unidade de saúde e do SAMU vão poder entrar em contato com o Ceatox, por telefone, para receber todas as orientações e encaminhamentos”, ressalta a coordenadora do Ceatox, Lucineide Porto.
Ceatox O Centro de Assistência Toxicológica foi criado, em Pernambuco, no ano 1992, no Hospital da Restauração. Dispondo de protocolos específicos, o Ceatox faz o acompanhamento dos pacientes através de evolução clínica diária, até a alta médica.
Além da assistência aos casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos, o Ceatox desenvolve atividades de ensino e pesquisa através de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, como universidades, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães e Instituto Butantan.
Dados – Em 2010, o Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco registrou 2.340 casos de intoxicações e acidentes por animais peçonhentos. A maior causa dos atendimentos foi ataque por escorpião (26%), seguido de intoxicação por agrotóxicos (23%) e intoxicação por medicamento (19%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...