

Segundo o secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira, a meta é, anualmente, diminuir em 6,7% o número de óbitos em acidentes de trânsito no Estado. Para a confecção da política, 19 órgãos integrantes do Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto, entre secretarias estaduais, órgãos conselheiros e fiscalizadores estão se integrando às prefeituras para efetivar as ações por todo o Estado. “A meta não será alcançada se não existir o envolvimento dos municípios com o Governo do Estado”, ratifica Figueira.
O secretário de Saúde ainda frisou que os acidentados que precisam de cirurgia custam, em média, R$ 152 mil aos cofres estaduais. Além disso, 75% desses, que, normalmente, têm entre 20 e 40 anos, chegam a perder a vida, mortes totalmente evitáveis. “O custo social total, entre os serviços de saúde, seguridade social, entre outros, é, em média, R$ 924 mil”, lembra o coordenador-executivo do Comitê Estadual, João Veiga.
AÇÕES – A política estadual está dividida em quatro eixos: Fiscalização e Repressão, Educação e Prevenção, Saúde e Legislação. Na área de Fiscalização e Repressão, o principal objetivo é aumentar em 30% o número de abordagens aos motociclistas e criar um plano integrado entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e os órgãos de trânsito estadual e municipais. Para isso, haverá a nomeação, até 2014, de 544 novos policiais militares para o BPTRAM, BPRV e BPM e a compra de 125 equipamentos para ampliação do auto de infração eletrônica.

Na Saúde, o objetivo será integrar os serviços pré-hospitalares móveis (Samu 192 e Bombeiros 193) com os pré-hospitalares fixos (Unidades de Pronto Atendimento – UPAs – e policlínicas), visando agilizar o atendimento as possíveis vítimas, além do ordenamento da rede de alta complexidade para os pacientes politraumatizados. O plano ainda prevê a construção de helipontos em Serra Talhada e Caruaru; a equipagem de salas vermelhas nos hospitais regionais; e cursos para 126 médicos, 108 enfermeiros, 324 técnicos de enfermagem e 18 motoristas de ambulância.
No grupo de Legislação, será feito um esforço para adequar as leis municipais e estaduais de transporte e de trânsito, além de criar novas medidas para a aplicação de penalidade e para conseguir o registro de moto-táxi. Também será elaborada uma proposta para registro e licenciamento de veículos ciclomotores, motocicletas e motonetas, com faixas de desconto no IPVA para as motocicletas e motonetas de até 150 CC.
Fonte/SES
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