segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Médicos são capacitados em tuberculose

Pernambuco é o terceiro estado em número de incidência da doença

A partir de hoje (24/10), às 8h, no Hotel Canarius, será promovido o Seminário em Manejo Clínico da Tuberculose para 100 médicos da Atenção Básica dos municípios considerados prioritários pelo Projeto Sanar – Programa de Enfrentamento às Doenças Negligenciadas da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O evento será encerrado amanhã (25/10).
Realizado em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o treinamento vai abordar os aspectos clínicos, diagnóstico, tratamento, situação epidemiológica, biosegurança, registro de dados e fluxo da informação dos casos diagnosticados.
Em tempo real, será possível identificar quais as maiores dúvidas das equipes por meio de uma metodologia interativa, que avalia o conhecimento geral dos participantes em uma dinâmica de perguntas e respostas.
“Se os médicos da Atenção Primária conseguirem diagnosticar e acompanhar esses pacientes até a cura, evitando o abandono do tratamento, poderemos melhorar os índices da tuberculose”, frisou a coordenadora do Programa Estadual de Tuberculose, Laize Brilhante, sobre a importância de não apenas medicar, mas assistir todo o tratamento.
Participam do seminário médicos dos municípios de São Lourenço da Mata, Olinda, Jaboatão, Petrolina, Fernando de Noronha e representantes de sete Regionais de Saúde que ainda não contam com o serviço de referência secundária – local onde são tratados pacientes de tuberculose com complicações.
Capacitação para 50 municípios
Ainda nessa segunda-feira (24/10), no hotel Orange, em Itamaracá, será realizada uma capacitação sobre Monitoramento e Avaliação da Tuberculose. O encontro vai reunir coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de 50 municípios prioritários para o Sanar. “Discutir dados, trabalhar indicadores de saúde e traçar metas para esses municípios de acordo com a realidade local”, enumerou Brilhante, os principais objetivos desse encontro.
Dados - Até o final de setembro de 2011, já foram confirmados 2.809 casos novos de tuberculose no Estado. Em 2010, foram 4.050 casos, e em 2009, 4.244. Segundo o Ministério da Saúde (MS), Pernambuco é o terceiro estado número de incidência dessa doença no Brasil. Em relação ao número de óbitos, foram 182 em 2009; 167 em 2010; e 37 até setembro de 2011.

 Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...