segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Lacen capacita laboratórios em Vigilância Epidemiológica

Curso vai abordar a importância de trabalhar os dados com olhar epidemiológico

O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) está promovendo o Curso Básico de Vigilância Epidemiológica, a partir de hoje (10/10), para 40 profissionais da rede de laboratórios do Estado. Desse total, 20 atuam no próprio Lacen e os demais, nos grandes hospitais da rede pública. As aulas serão realizadas no Núcleo de Estudos e Pesquisas do Lacen, o Nepel, das 8h às 17h.
Com carga horária de 24 horas, O curso se estenderá por três dias e tem como objetivo discutir a utilização dos dados obtidos, por meio dos exames, na vigilância dos indicadores de saúde. “Não basta o laboratório produzir o dado, o profissional também precisa entender como trabalhar essa informação de forma epidemiologia”, destacou a gerente de Diagnóstico Laboratorial para Vigilância Sanitária e Ambiental, Angela figeiroa. “Também vamos reforçar a realização da busca ativa de possíveis surtos”, concluiu.
Esses laboratórios realizam o diagnóstico de doenças de grande relevância para a saúde publica e de interesse sanitário, como gripes, leptospirose, dengue, surtos alimentares, doenças de veiculação hídrica e infecciosas, entre outras.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...