segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Conferência debate acesso e acolhimento

Secretária-executiva reforçou avanços no Estado


Na manhã desta segunda-feira (10/10), a 7º Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco colocou em pauta a discussão sobre o “Acesso e Acolhimento Humanizado com Qualidade: Desafios para o SUS em Pernambuco”. A secretária-executiva de Atenção à Saúde, Teresa Campos, participou da mesa temática e levantou alguns pontos em desenvolvimentos para a melhora da saúde do Estado. “A rede precisa dialogar entre si e ser bem regulada”, afirmou Teresa.

Segundo a secretária, acabar com a fragmentação da rede é um dos principais focos de trabalho. Além das atuais 11 Regionais de Saúde (Geres), o Estado também está dividido em 4 macrorregionais, tudo para facilitar que haja um mapa dos serviços disponíveis em cada localidade, e para que esses sejam suficientes para atender a população de cada região.


Teresa Campos também apresentou o desenho atual da rede pré-hospitalar, de resgate e de urgência, reforçando a importância da Atenção Primária como ordenadora do sistema. “O Estado continuará co-financiando a Atenção Primária”, ressaltou. Ela também disse que todos os serviços estão se adequando à política nacional de humanização.

CONFERÊNCIA – A mesa temática desta segunda (10/10) ainda contou com a fala de Adail Rollo, do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desenvolvimento do Ministério da Saúde (MS). Ele apresentou o atual panorama da Saúde, explicando o aumento no investimento desde 2003 e mostrando alguns dos principais focos de ação: atenção à saúde mental, com ênfase na questão do álcool e outras drogas; assistência materno-infantil, para acolhimento da gestante e do recém-nascido, principalmente nos casos de risco.

EVENTO – A Conferência Estadual de Saúde reúne representantes de várias esferas (usuários, profissionais de saúde, gestores do SUS e conselheiros de saúde) para discutir a melhoria do SUS em Pernambuco. Durante a Conferência, haverá ainda a eleição de 124 delegados que irão compor a delegação pernambucana que representará o Estado na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorrerá em Brasília/DF, entre os dias 30 de novembro e 04 de dezembro.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...