terça-feira, 18 de outubro de 2011

Assistência a criança vítima de violência é tema de debate

Linha de cuidados será discutida entre sete municípios

A Linha de Cuidados para crianças e adolescentes vítimas de violência será discutida durante um encontro, que começa nesta terça-feira (18/10), no Hotel Orange, em Itamaracá. O evento reúne profissionais que atuam no Núcleo de Violência Municipal, Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e PSFs de sete municípios pernambucanos. O encontro terá início às 8h e segue até a próxima quinta-feira (20/10).
Em 2010, cerca de 28,5% dos adolescentes vítimas de violência, entre 10 e 19 anos, foram agredidos na própria residência, e esse número aumenta para 44% quando as vítimas são crianças menores de 10 anos. “É importante que esses profissionais saibam como identificar essa violência, porque, muitas vezes, a criança tem medo de falar ou é orientada por um adulto a esconder a verdade”, explicou a técnica da Saúde da Criança e do Adolescente da SES, Clara Andrade. Ainda segundo Clara, lesões reincidentes podem indicar um padrão de agressão sofrido pelos jovens.
Para enfrentar esses índices, o curso vai reforçar a atenção a essas ocorrências, desde a abordagem no atendimento, passando pela notificação dos casos suspeitos e o encaminhamento para a assistência daqueles comprovados. Ainda segundo Andrade, outros comportamentos, como deixar a criança sem alimentação ou abandonada em casa, também podem ser considerados violência.
“Cada participante da oficina ainda assume o compromisso de ser multiplicador dessa capacitação no seu município”, concluiu Andrade, sobre a orientação do Ministério da Saúde (MS) de criar multiplicadores de informação sobre o combate a essa violência. Participam do evento, representantes do Recife, Olinda, Caruaru, Limoeiro, São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...