terça-feira, 4 de outubro de 2011

Anvisa:Recife recebe grupo de trabalho para Copa 2014

Vigilância Sanitária de 12 Estados discutem medidas preventivas em saúde

Para discutir medidas de segurança sanitária durante a realização da Copa do Mundo de 2014, Pernambuco recebe, a partir desta terça-feira (04/10), o I Encontro de Planejamento das Ações de Vigilância Sanitária para a Copa do Mundo Fifa 2014. O evento acontece até a quinta-feira (06/10), no Recife Praia Hotel. A abertura do encontro terá a participação do secretário Estadual de Saúde, Antonio Carlos Figueira.
O evento vai reunir integrantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com representantes das Vigilâncias Sanitárias (Visas) estaduais e das capitais dos 12 Estados que serão sedes dos jogos em 2014. A reunião dessas Visas vai dar início ao planejamento de estratégias para as ações sanitárias imprescindíveis em um evento de porte mundial.
Os produtos e serviços sobre controle da vigilância sanitária serão objeto de avaliação antes e durante o evento. Esse monitoramento inclui os alimentos (restaurantes e comércio informal), rede de hotéis e até medicamentos. Também serão fiscalizados os serviços de saúde, desde a rede de emergência do Estado até os serviços ambulatoriais, seja baixa, média ou alta complexidade.
“O estado de Pernambuco estuda a proposta de colocar o seu plano em prática já no Carnaval de 2012 e no São João, que naturalmente têm um fluxo grande de turistas, para avaliar sua eficácia”, adiantou o gerente geral da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), Jaime Brito.
Ainda segundo Brito, cada Estado está elaborando o seu plano de preparação para emergências em saúde publica, tendo como base as próprias experiências em eventos de grande concentração de público, como Carnaval, São João, desfiles em via pública, shows, entre outros.
Para ajudar a traçar essas medidas de segurança, a Anvisa também instituiu um grupo de trabalho para organização das ações de vigilância sanitária relativos a eventos em massa, com a publicação da Portaria nº 1.201. Essa equipe envolve profissionais de várias áreas, como laboratório, tecnologia em saúde, assessoria de comunicação, Visa, entre outros.

Fonte/SES
Postado por Hozana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...