segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SES comemora Dia Internacional de Combate à Poliomielite

Doença está erradicada, em Pernambuco, há 23 anos


Para celebrar o Dia Internacional de Combate à Poliomielite, celebrado nesta segunda-feira (24/10), a Secretaria Estadual de Saúde promove, a partir das 14h, palestra sobre a doença no auditório do Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira. A data marca o aniversário de 95 anos de nascimento de Jonas Salk, cientista que descobriu a primeira vacina contra a pólio.
Participam da palestra, profissionais de saúde da I Gerência Regional de Saúde (Geres) e dos núcleos de epidemiologia dos hospitais da rede estadual. Entre os temas que serão abordados pelas coordenadoras estaduais de Poliomielite, Jucilda Leal, e do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, e pelo médico sanitarista, João Lima Filho, está a história da doença, a importância da vacinação e a necessidade da investigação de todos os casos de Paralisia Flácida, em menores de 15 anos.
“Apesar da pólio ter sido erradicada em Pernambuco há 23 anos, é imprescindível que a Vigilância esteja atenta e monitore qualquer caso suspeito de déficit motor, em menores de 15 anos, pois, caso haja uma reintrodução do vírus, vamos conseguir combatê-lo de imediato, impedindo a proliferação da doença”, explica a coordenadora estadual de Poliomielite, Jucilda Leal.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI), Ana Catarina de Melo, ressalta a importância de reforçar a vacinação. “Nosso Estado vem superando a meta de vacinação da população, ano a ano, mesmo assim é preciso continuar mantendo a doença fora de circulação e evitar que as crianças, de 0 a 5 anos, tenham algum problema de saúde por não terem o calendário vacinal feito corretamente”, disse.
Doença – A pólio é conhecida por desenvolver deformidades nos membros inferiores. A vacina contra a poliomielite é a forma mais eficaz de manter a doença erradicada. A criança deve tomar a primeira dose aos 2 meses de vida, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses de idade. Menores de 5 anos também podem tomar reforços durante as campanhas nacionais de vacinação.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...