quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hospital de Arcoverde inaugura serviço de CAF

Cirurgia remove lesões pré-cancerígenas com 100% de eficácia

O Hospital Regional Ruy de Barros Correia, localizado no município de Arcoverde, passa a contar, a partir desta quinta-feira (27/10), com o serviço de Cirurgia de Alta Frequência (CAF). O procedimento permite a retirada de lesões precursoras do câncer de colo de útero, sem a necessidade de quimioterapia, e impede o desenvolvimento do câncer. A inauguração do serviço está marcada para as 11h30.
“A cirurgia é realizada no ambulatório. A anestesia é local e a paciente pode ter alta no mesmo dia”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Câncer do Colo de Útero, Marta Rejane. “Se essas pacientes forem tratadas precocemente, as chances de cura são de 100%”, concluiu.
Lesões precursoras do câncer de colo de útero são aquelas que, se não tratadas, podem evoluir para um câncer. Essas lesões são identificadas durante o exame preventivo, o Papa Nicolau, realizado nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Com a inauguração do novo serviço de CAF, os médicos da VI Regência Regional de Saúde (Geres) não precisarão encaminhar essas pacientes a unidades do Recife, beneficiando moradoras dos 13 municípios que integram a VI Regional.
Câncer do colo de útero é o segundo em numero de óbitos
Em 2010, foram diagnosticados 1.365 de lesões de alto grau e câncer no colo do útero em mulheres pernambucanas de idade entre 25 e 59 anos. Entre janeiro e junho de 2011, foram diagnosticados 634 casos do mesmo tipo de lesão, mas esses dados estão em constante atualização e ainda não indicam uma queda na incidência da doença. A média anual de óbitos por essa doença passou de 250, em 2005, para 275, em 2009. O câncer de colo de útero é o segundo que mais mata mulheres, atrás apenas do tipo que atinge a mama.

Postado por Hozana Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...