Na manhã desta terça-feira, (25), a coordenadora do PNI, Bernadete Alves, juntamente com técnicos da Epidemiologia da VI Regional, realizaram reunião com as presenças do coordenador do Programa SANAR (SES), Alexandre Menezes e da Assessora Técnica do SANAR/TRACOMA, Maria de Lourdes Ribeiro. Com o objetivo de pactuar o inquérito e tratamento do TRACOMA no município de Sertãnia onde houve uma prevalência maior com resultados positivos de 9,7%.
O Tracoma é uma doença ocular causada por uma bactéria. é uma afecção inflamatória semelhante a conjuntivite. As infecções repetidas produzem cicatrizes na pálpebra superior, que podem levar a redução da acuidade visual, até a cegueira. O tracoma é a segunda causa de cegueira, depois da catarata em todo mundo.
No dia 4 de novembro já está programada mais uma reunião com os gestores de escolas públicas municipais e a participação dos técnicos da Secretaria de Saúde regional e municipal para senssiblizar as ações e organizar estratégias de campo e do dia 28 de novembro ao dia 02 de dezembro serão realizados trabalhos de exames e tratamentos dos alunois que tenham tracoma em Sertânia. Ainda de acordo com Alexandre essas atividades são anuais e já foram realizados em 4 escolas da região.
Redação/Hozana Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário