sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SES alerta idosos sobre prevenção de quedas

Ação celebra o Dia Mundial de Combate a Osteoporose


Quedas e Fraturas em Pessoas Idosas: Como prevenir? Esse foi o tema da campanha que a Secretaria Estadual de Saúde (SES) promoveu, durante toda a  quinta-feira (20/10) nos principais terminais integrados de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR). Direcionada aos idosos, a campanha tomou conta dos terminais integrados de Recife, Jaboatão, Cabo (José Faustino dos Santos), Olinda (Milton Santos/PE-15) e Paulista (Pelópidas Silveira).Visando orientar e alertar o público para as conseqüências e a prevenção das quedas e fraturas em pessoas idosas, a ação irá abordar idosos, motoristas e demais usuários de ônibus que passarem pelos terminais. A iniciativa é uma parceria da Gerência de Saúde do Homem e do Idoso da SES e do Grande Recife Consórcio de Transporte, em comemoração ao dia Mundial de Combate a Osteoporose e o dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado no dia 1º de outubro.

“A campanha tem caráter educativo, já que estamos sensibilizando também os motoristas para que eles sejam mais pacientes e atenciosos com os usuários idosos. Além disso, estamos informando aos idosos que a osteoporose, problemas na visão, tonturas e labirintite podem provocar quedas e risco de morte”, alertou a gerente de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Lucyana Moreira.

Ainda segundo a gerente de Saúde do Homem e do Idoso da SES, Lucyana Moreira, as quedas são responsáveis por 12% dos óbitos na população idosa. Aproximadamente, 10% das quedas resultam em graves conseqüências, dentre as quais, a fratura de colo de fêmur, que impossibilita o idoso de voltar a andar normalmente e cerca de 20% deles morrem após em seis meses da queda.

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...