terça-feira, 18 de outubro de 2011

Alunos da rede pública participam de inquérito sobre Tracoma

Doença pode levar à perda da visão quando não tratada em tempo

Doença negligenciada historicamente, o tracoma pode causar a perda da visão se não tratado rapidamente. Para diminuir a incidência dessa doença, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio do Projeto Sanar, está promovendo uma ação de controle do tracoma no município de Ferreiros, a partir de hoje (18/10), às 8h. A campanha se estende até amanha (19/10), examinando cerca de 1.400 alunos da rede pública de ensino.
A ação será realizada por uma equipe de 12 especialistas da SES, em nove escolas da rede pública do município. Exames clínicos serão feitos em crianças de 1 a 13 anos, do Jardim à 5ª série, conforme orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS). E os casos detectados como positivos serão imediatamente tratados.
Ainda será feita uma visita aos domicílios das crianças diagnosticadas com a doença para exames e tratamento, também, dos familiares. Durante a aplicação desses exames, profissionais de saúde de Ferreiros serão treinados pelos técnicos da SES para que possam dar continuidade ao tratamento dos casos positivos no município.
Sanar quer diminuir prevalência para menos de 5%
O último inquérito em escolares, realizado em 79 municípios pernambucanos em 2006, revelou uma prevalência superior a 5% em 22 desses municípios. Em Ferreiros, esse índice foi de 13,64%, o segundo maior do Estado. A meta do Projeto Sanar é a redução dessa prevalência para menos de 5% nessas 22 cidades, consideradas prioritárias pelo programa.
“A nossa expectativa é alcançar esse índice até o final de 2014, realizando essa ação, anualmente, em todos os municípios prioritários”, adiantou o coordenador do Projeto Sanar, Alexandre Menezes. Ainda segundo Menezes, outras seis cidades vão receber essa mesma ação ainda em 2011.
Crianças são infectadas com mais facilidade
A transmissão da doença ocorre de forma direta, de olho para olho, ou de forma indireta, por meio de objetos contaminados. Os insetos também podem transmitir o tracoma, em especial a mosca doméstica e a mosca Hippelates sp (lambe-olhos). A maior incidência da doença é identificada entre as crianças. A Organização Mundial de Saúde estima a existência de 150 milhões de pessoas com tracoma no mundo.
TRACOMA - A doença é causada pela bactéria Clamydia tracomatis, e produz cicatrizes na pálpebra superior, além de deformidades nos cílios e pálpebras que acabam agredindo os olhos pelo contato direto com o globo ocular. Se não tratado rapidamente, esse atrito pode levar à perda da visão. Apesar de ser pouco conhecida, a doença é de fácil identificação pela equipe médica. O tratamento é feito com antibiótico. O paciente ainda deve ser acompanhado trimestralmente para avaliar a eficácia do medicamento.
Para evitar o tracoma:
- Lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia;
- Não coçar os olhos;
- Usar toalhas de banho e rosto, lençóis de cama e fronha limpos;
- Não usar toalhas ou lenços de outras pessoas.
SERVIÇO
Ação de controle do tracoma no município de Ferreiros
Hoje (18/10) e amanhã (19/20), às 8h
Nas escolas da rede pública

Fonte/SES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...